Posso deslocar-me ao Consulado sem ter previamente agendado uma marcação?

Não. O atendimento presencial para a maioria dos atos consulares nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Toronto passa a ser realizado através de agendamento prévio obrigatório.

À exceção dos seguintes atos:

Levantamento de passaportes e cartões de cidadão;

Traduções de documentos (que serão enviados posteriormente pelo correio);

Reconhecimentos de assinaturas em documentos emitidos por Notários Públicos;

Certificações de documentos originais emitidos por entidades oficiais do Ontário.

O agendamento dos atos consulares é realizado online através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível clicando aqui.

Certifique se o seu documento pode ser obtido através da plataforma CONSULADO EM CASA.

Certifique-se dos pré-requisitos para o documento que pretende: português e em inglês

Se as suas dificuldades persistirem, deverá contactar: 

Telefone: 416 217 0966 ext 222

Correio electrónico:consulado.toronto@mne.pt

Não serão realizados agendamentos através do email consulado.toronto@mne.pt.

É obrigatória a utilização de uma cobertura facial e luvas no interior das instalações do Consulado?

Sim. É obrigatória a utilização de luvas e de uma cobertura facial, preferencialmente uma máscara.

Sugere-se igualmente que traga a sua própria caneta para assinatura de documentos.

Posso efetuar pagamentos em dinheiro?

Sim. Mas preferencialmente através de cartão de débito.

Pretendo levantar o meu Cartão de Cidadão e / ou Passaporte. É necessário agendar uma marcação?

Não. Levantamento de documentos passa a efetuar-se entre as 9 e as 11 horas.

Passaportes e cartões de cidadão poderão ser enviados por correio registado, mediante entrega de envelope Priority Post pré-pago.

Necessito de renovar / emitir o meu Passaporte, mas não tenho Cartão de Cidadão válido. O que devo fazer?

Para requerer a emissão / renovação do seu Passaporte é obrigatório apresentar um Cartão de Cidadão válido. Não serão aceites fotocópias.

Não sendo portador de um Cartão de Cidadão válido deverá, em primeiro lugar, proceder ao agendamento de uma marcação para a emissão / renovação do seu Cartão de Cidadão.

Certifique-se dos pré-requisitos para o documento que pretende: português e em inglês.

O agendamento dos atos consulares é realizado online através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível clicando aqui.

Pretendo obter informações sobre a realização de um ato consular. O que devo fazer?

Certifique-se dos pré-requisitos para o documento que pretende: português e em inglês

Telefone: 416 217 0966 ext 222

Correio electrónico:consulado.toronto@mne.pt

Como posso saber o preço dos atos consulares no Consulado?

Poderá consular a tabela de emolumentos consulares aqui.

Posso levantar o Cartão de Cidadão sem carta PIN?

Sim. Não é  obrigatória a apresentação da carta PIN para levantamento do seu Cartão de Cidadão. Caso não receba a Carta PIN no seu endereço decorridos 30 dias da sua marcação deverá entrar em contacto com o Consulado para solicitar a 2ª via da Carta PIN.

A carta PIN será remetida para a morada que indicou no dia em que solicitou a emissão do Cartão de Cidadão. Se entretanto mudou de morada, deverá solicitar imediatamente o redireccionamento da sua correspondência junto do posto de correios e só depois solicitar a segunda via da carta PIN. Só depois de levantar o cartão é que poderá alterar a morada.

De quanto tempo disponho para levantamento dos meus documentos?

Dispõe de 1 ano desde a data de emissão para levantamento do seu Cartão de Cidadão e de 6 meses desde a data de emissão para levantamento do seu passaporte.

Posso efetuar o pagamento do serviço consular com cartão de crédito?

Não. O pagamento terá de ser efetuado em numerário (dólares canadianos), ou cartão débito.

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